sábado, 22 de junho de 2013


FALÁCIAS, BRAVATAS E  OUTRAS COISAS

Por Alacir Arruda
                  Quem acompanhou  o pronunciamento oficial da Presidenta Dilma Roussef em cadeia de radio e TV  sobre os últimos acontecimentos no Brasil, assim como eu, deve ter ficado boquiaberto. Será que o PT não aprendeu que o povo acordou? Será que  esse Partido/Estado, como diz o articulista de Veja Reinaldo Azevedo, não percebeu até agora que esse pensamento Gramsciano,  (leiam  Antonio Gramsci) de infiltrar ideologia, bravatas e falácias na cabeça do povo  é um discurso superado? O POVO QUER MAIS. Cara Presidenta se isso é o melhor que a Sra. e  seus assessores, Pseudos seguidores de Gramsci,  conseguem fazer   garanto que o Projeto PT foi a bancarrota.
                  Vejam uma das  partes da fala da Presidenta: “me reunirei com os prefeitos e  governadores  para traçar um plano de prioridades  e estou disposta a ajudá-los”. Falácia, pura falácia. Todos nos sabemos quais são as demandas mais urgentes desse país, não é necessário um bando de intelectuais de orelha de livro se reunirem para discutir o óbvio. A nossa maior demanda é a Educação Sra. presidenta. Veja o que diz o pesquisador Alexandre Rands, que comandou a maior pesquisa sobre desigualdade social já feita no Brasil.

             “Atrasos educacionais explicam 100% das desigualdades de renda entre diferentes regiões do Brasil.     A conclusão é do economista Alexandre Rands, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, que tem uma vasta produção acadêmica sobre esse tema. Seu diagnóstico, se correto, significa que o país investe em políticas equivocadas há décadas. Segundo Rands, foi o caso de incentivos para o desenvolvimento da indústria de regiões mais pobres e continua sendo o caso de subsídios públicos a setores empresariais específicos. Ele argumenta que no mercado de capital físico o investimento funciona de forma razoavelmente eficiente. O mesmo não vale para o setor de capital humano. "Famílias em que os pais têm maior capital humano tendem a ter mais recursos para investir na educação dos filhos", afirma.
              Por isso, as desigualdades educacionais tendem a se perpetuar se não houver interferência do governo. Apesar de melhoras, com políticas que tentam compensar a baixa capacidade de investimento das regiões mais pobres, os avanços do Brasil nessa área têm sido insuficientes, diz Rands.”
                                         (Folha de São Paulo 17.06.2013)
               Ou seja, essa pesquisa concluiu aquilo que todos nos já sabemos, que  estamos perdendo competitividade por não possuirmos mão de obra capacitada em função de um ensino medíocre que não prepara, efetivamente, o nosso aluno para os desafios do século do conhecimento, como é conhecido o século XXI. E isso, ainda segundo Rands, se deve a equívocos cometidos por parte do governo federal quanto a investimentos. Ou seja, na visão dos “sábios” que comandam esse país é mais salutar (saudável)  salvar Eike Batista da falência, emprestar dinheiro ao Bradesco, Itaú, subsidiar a Copa do Mundo que aumentar o investimento em educação de 5% do PIB para 10%, não que isso vai salvar o ensino publico, mas é um inicio.
            Acho que a presidenta Dilma não deve conhecer a história da Coréia do Sul, que, (guardadas as devidas proporções), vivia na década de 60 uma situação pior que o Brasil atual. Era um país semi-feudal, recém saído de um conflito que causou a separação do país em dois e hoje, apenas 50 anos depois, é uma potência no campo da educação, se tornando modelo para o mundo. Tudo isso fruto governantes que deixaram o Ego de lado, e não pensaram em domínio, mas sim em ensino. Que deixaram de lado o interesse pessoal e pensaram  no coletivo Que concluíram  que somente com uma população culta sairiam daquele ostracismo. Que tiveram coragem de colocar a educação como prioridade 1. Hoje os coreanos do sul nadam num mar de crescimento e cultura e possuem uma das melhores qualidades de vida do mundo, enquanto nós?? Bom, nós seguimos aqui, como diz o poeta Chico Buarque na musica Meu Caro Amigo.

“Aqui na terra tão jogando futebol, tem muito samba, muito choro em Rock and Roll, uns dias chovem outros dias batem sol, mas o que eu quero é lhe dizer..... que a coisa aqui ta preta”


veja clip   MEU CARO AMIGO - CHICO BUARQUE


Nenhum comentário:

Postar um comentário