quarta-feira, 19 de junho de 2013

 O GIGANTE ACORDOU

Por Alacir Arruda

                    8,5 milhões de Km2, o maior Rio fluvial do planeta, sexta economia do mundo, o maior pais da America do Sul e o terceiro mais importante de toda a América, atrás apenas de Estados Unidos e Canada. E um povo, até então tido como: covarde, omisso, subserviente e conivente com os desmandos. De repente..não mais que de repente, o GIGANTE ACORDA. No Rio mais de 100 mil, em SP mais 100 mil, somando todos os pontos. Segundo o Ibope, no país inteiro mais de 300 mil pessoas saíram ate agora às  ruas para reivindicarem, não apenas a redução da passagem, mas sobretudo o resgate do patrimônio ético há muito perdido em nosso país.
                    Jovens, alguns recém saídos da adolescência outros ainda nela, gritam palavras de ordem Brasil afora. Isso me faz voltar 22 anos atrás, quando esse sociólogo tinha 19 anos e participava de todas as manisfestações de rua, e olha que naquela época  eram muitas, mas a maior de todas, foi  o Impeachment do  ex Presidente Collor..Eu estava em Brasilia naquele dia..eu vi e presenciei um fato que entraria para a história. Jovens,  "CARAS PINTADAS" como a grande mídia nos chamava,  conseguia aquilo que nem o Congresso havia feito,  alias,  só Getúlio Vargas  em 1930 e o Exército em 1964 haviam realizado tal feito, que é obrigar um Presidente a sair...
                         Hoje a demanda é outra, os interesses são outros,  mas a gana dessa mulecada é a mesma que tínhamos em 1992. E nada os para. Com recursos modernos, redes sociais e outros aparatos esses meninos(as)  farão história e com certeza serão lembrados daqui há dez vinte anos como uma geração que acordou o  gigante adormecido chamado Brasil. Geração que tirou as vendas dos olhos de uma sociedade débil, prostrada e egoísta, mas,  acima de tudo, uma geração que resgata aos poucos nossa auto estima e o nosso orgulho varonil. Criticas virão, assim como em 1992  fomos criticados, mas  elas serão as pedras e a coluna  mestra de algo muito maior;  que é a edificação de um  novo Brasil, com mais justiça social, probidade e ética. Não há outro caminho, os  políticos só trabalham  com o povo na rua. Se é assim, então...VAMOS À RUA...protestar, reivindicar e tentar estabelecer uma nova era, onde o respeito aos cidadãos seja o mote. Sem violência, ela não é necessária. Violência é a arma dos pouco inteligentes.
                   Eu apoio, e vou  pegar minha velha camisa do Companheiro Chê, que sempre me acompanhou marchas afora,   e estarei lá na praça...Afinal, já dizia Caetano Veloso. A Praça é do Povo assim como o céu é do avião..


2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=Csn7GnNjeNk&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=OlRWDoG4bAM&feature=youtu.be

    ResponderExcluir