terça-feira, 4 de junho de 2013



Grupo de Estudos: Como utilizar bem essa ferramenta.

Por: Alacir Arruda

Grupo de Estudos é composto por  um grupo de pessoas que, tendo interesse comum por determinado assunto, reúne-se para estudá-lo. O grupo pode ser de estudos ou de aprofundamento. Os encontros normalmente ocorrem semanal, quinzenal ou mensalmente, sendo que para cada encontro é preparada uma pauta pela qual organizam-se os trabalhos do dia.

Embora cada membro do grupo tenha características próprias, individuais, é importante que todos tenham valores coerentes entre si, que todos compreendam os mesmos objetivos e estejam engajados em alcançá-los de forma compartilhada. Enfim, trata-se de uma reunião de "pares". A comunicação deve ser verdadeira, no sentido de que sejam estimuladas idéias e opiniões diferentes e até opostas. Respeito mútuo, tolerância, mente aberta e cooperação são fundamentais para o desenvolvimento do próprio grupo.

Num grupo, deve-se estar atento à própria forma como se trabalha como são resolvidos os problemas que afetam seu funcionamento. Essa auto-regulação deve ser contínua, embora haja necessidade também de momentos especiais de reflexão sobre como os fatos estão sendo percebidos, diagnóstico, planejamento de ação, prática/implementação, resolução de problemas e avaliação. As habilidades de diagnóstico e de resolução de conflitos devem se tornar tão naturais, que não sejam apenas ferramentas a mais para serem utilizadas em determinadas situações, mas que estejam presentes em todas as situações, em todos os processos grupais.

Acreditamos que os conflitos são inerentes à vida em grupo. Seu crescimento e seu desenvolvimento vão depender da forma como os conflitos são enfrentados, dos processos utilizados na busca das melhores soluções para o grupo.

O que não se pode fazer, em nenhuma hipótese, num Grupo de Estudos:
-Obrigar a participação dos alunos
-Cobrar resultados ou horários
-Intimidar os alunos com pressões sobre as notas regulares
-Usar o Grupo de Estudos como saída para um sistema falido ou material didático pobre
-Professor sem capacitação para o ENEM 

Quando trabalhei no Objetivo de SP montamos em 2011 um Grupo de Estudos com mais de 40 alunos que se reunia de forma voluntaria todas as Terças e Quintas-feiras com um único objetivo; aprofundar discussões relacionadas ao ENEM, uma vez que as apostilas regulares não contemplam esse conteúdo de forma mais ampla. Resultado; 16 aprovações, dos 40, em Medicina (Unicamp, Usp e UFRJ) ..12 em Direito ; (Unicamp, Unesp e UFMG) 8 em Engenharia Mecânica (Unesp, UFRJ) entre outras aprovações. Dizer que um Grupo de Estudos não funciona é arrogância, porém, de nada adianta ter uma Ferrari sem um bom piloto.






Um comentário:

  1. É, está fundamentado a Teoria das Restrições na minha mente.
    Ps: Estamos sentindo sua falta, beijos.

    Por, Michelle Françoise.

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