quinta-feira, 15 de agosto de 2013

POR QUE O ENEM ASSUSTA TANTO?

Por Alacir Arruda

      Falta pouco  para o Exame Nacional do Ensino Médio-2013 (Enem). Esse ano as provas serão nos dias 26 e 27 de outubro. Considero natural e justificável a ansiedade de alguns jovens quanto a essa avaliação por três razões básicas;
- 1º) o nosso jovem não é preparado para esse tipo de prova. Possuímos um currículo ultrapassado,  engessado e conteudista onde o aluno é visto como um depósito de conhecimentos. Os professores vão “entupindo” matérias fragmentadas em suas cabeças depois cobram em provas sem qualquer contexto, ou seja, tudo aquilo que o ENEM condena.
-2º) os professores, viciados nesse modelo bancário conteudista, não conseguem estabelecer relações, construir pontes ou contextualizar suas disciplinas aos moldes do que exige a matriz ENEM,  alguns por comodismo e outros porque desconhecem mesmo o ENEM.
-3º) somos um país que, culturalmente, não possui o hábito da leitura e o ENEM exige do aluno o domínio dessa competência. Todos os Itens do ENEM possuem; texto base, enunciado, distratores e alternativas. Sendo que o texto base é 50% a 80% da resposta correta. O problema está justamente ai, nosso aluno lê, mas não compreende. Muito menos consegue contextualizar aquilo que  leu. Isso ocorre pelo fato de sermos  o país que menos lê na américa latina e um dos mais atrasados nesse quesito no mundo. Querer que um aluno,  hoje com 17- 18 anos, que teve como literatura mais importante  nos últimos 5 anos “Crepúsculo, Lua Nova e Amanhecer” saia bem no  ENEM é um tremendo engodo.
  O que eu defendo, e há mais de 6 anos venho sofrendo severas criticas por isso, é que as escolas, sobretudo as privadas,  comecem ( pra ontem) o processo de transição do vestibular tradicional -QUE NÃO EXISTE MAIS-  salvo uma meia dúzia de faculdades no Brasil, para o PRÉ-ENEM, ou seja que os cursinhos preparem seus alunos para o ENEM que hoje é aceito como requisito único  em 93% das federais brasileiras e as a outras 7% ate 2016 estarão nesse grupo, inclusive USP e UNICAMP.  O  que não pode é o que ocorre hoje, o aluno que vai prestar só ENEM fica como um bobo alegre nas aulas,  uma vez que ele não consegue  estabelecer conexão entre  aquilo que é ensinado e as questões do ENEM. 
   Mas para que  isso ocorra, faz se necessario que  escolas se reinventem, aprendam a aprender, uma vez que  precisam preparar seus professores, capacita-los a partir da plataforma ENEM e suas matrizes. Quando coordenei algumas escolas em SP tive a oportunidade de colocar em pratica esse modelo. Escolhia algumas aulas de forma aleatória,  colocava em sala de aula 4 professores, sorteava um tema qualquer,  como  por ex: II Guerra Mundial que  pode, a principio, ser uma tema de história, mas se aplicarmos as matrizes do ENEM ele se transforma em um tema interdisciplinar, ou seja, o prof. De história abre a aula, contextualizando todo processo histórico do período, o de geopolítica contextualiza todos os interesses e etnias envolvidas, o de física trata da balística (otica), movimentos, fissão e fusão nuclear e o de química analisa a composição dos gases que foram utilizados pelo regime nazista no processo de limpeza étnica  praticado contra judeus e outras etnias.  A aula fica interessante, não é maçante para o aluno visto que, em 1 hora,  4 professores  falam no máximo 15 minutos. Isso faz com que  aluno, perca o medo e  comece a entender o que é o ENEM,   que tem como função principal inter-relacionar o conhecimento.
   A pergunta que não quer calar. Estarão as escolas dispostas a  isso?? Ou preferem a zona de conforto  estabelecido por um modelo Anglo-Saxão de perguntas e respostas desconexas que  tem dominado a educação privada no Brasil  há mais de 60 anos? Não tenho dúvida que  a primeira que realizar essas mudanças será destaque e vanguarda no Brasil. Aquelas que recusam tal sistema e que  assentam-se sob a égide  do tradicionalismo estão fadadas ao fim....

4 comentários:

  1. Professor , é isso que eu comento com alguns colegas aqui no CIN. No Mato Grosso não há uma escola que prepare o aluno para o ENEM e sim para o velho decoreba do antigo vestibular. Eu nem assito mais as aulas de Gramática , Enem não cobra análise sintática, ele quer ver se o candidato sabe INTERPRETAR UM TEXTO, contextualizar , como você muito bem disse. Estava resolvendo umas questões do Enem dos anos passados e a prova de Física não tem cálculo , e sim saber de mecanismos do dia-a-dia , coisas que os professores não ensinam , química idem. Mas espero que um dia as escolas mudem esse jeito retrógrado de aplicar os conhecimentos.

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    1. E o que pior meu caro Leandro....elas não estão dispostas a mudar...Um abraço..

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    2. Otima análise Alacir.
      O momento é delicado, as escolas priorizam mais os 7% que nao aderiram ao enem do que este propriamente dito.
      È uma pena esse anacronismo.
      Espero que tenha sua ideologia implantada onde o sr. estiver, pois esse sim é o caminho.

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    3. Nao sei quem é...mas obrigado pelo comentário...Tenho tentado e tbm pago um alto preço por tentar...abs

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