quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CLASSIFICAÇÃO DAS  MELHORES ESCOLAS DO PAÍS: DADOS DO INEP...

Por Alacir Arruda

O Ministério da Educação (MEC), através do INEP divulgou, na manhã desta terça-feira (26/11), as notas médias das escolas de todo o país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Essas notas devem ajudar as escolas a elaborar estratégias para melhorar a qualidade do ensino.  O MEC torna público apenas os resultados de instituições de ensino em que pelo menos metade dos estudantes tenha feito o teste do Enem no ano passado. Para entender melhor  esse  ranking, o Colégio Maxi de  Cuiabá, que  foi o primeiro colocado do Estado de Mato Grosso, com uma  media de 616 pontos  (menos a redaçao), não figura nem entre as 350  do país.   Para se ter uma  idéia do nível educacional do nosso Estado, com essa nota, 616 pontos,  um aluno não entra nem em Pedagogia na UFRJ ou UFPB  isso demonstra que é necessário rever algumas metodologias  que hoje são aplicadas .
Quem me  conhece sabe que defendo há muito tempo uma reformulação nessa   estrutura. Acredito que enquanto as escolas matogrossenses  não adotarem  a  metodologia ENEM continuarão com essas notas “medíocres”.
Desde 2009 eu tenho a oportunidade de elaborar ITENS para o ENEM na área das humanidades. Participei da primeira capacitação de Elaboradores de Itens  em 2008 em Brasília realizado pelo INEP  e tive a oportunidade de voltar outras duas vezes. Em Brasília uma  discussão constate entre os Elaboradores era  essa dicotomia entre aquilo que o ENEM cobra e aquilo que é ensinado hoje pelas escolas a partir de seus sistemas de ensino. Uma coisa era unânime entre nós, são duas coisas distintas.  Um aluno preparado para o ENEM tem a possibilidade de entender o exame e a partir de sua metodologia e isso torna a prova muito mais tranquila. Essa metodologia consiste em: Ensinar ao aluno as matrizes das disciplinas de acordo com a matriz ENEM, deixá-lo ciente de que o ENEM não cobra conteúdo, mas Competências e Habilidades mínimas e que as disciplinas precisam  interagir entre si.  
Quando coordenei uma grande escola particular de SP em 2010, comecei um processo de reformulação dos conteúdos do Ensino Médio a partir da Primeira Serie. Capacitei todos os professores de acordo com a Matriz ENEM e comecei algo inédito ate então, colocar dois a três professores em sala de aula ao mesmo tempo  com o objetivo de  inserir no aluno a idéia de interdisciplinaridade, por ultimo,  a cada 15 dias eles realizavam um simulado nos moldes e sistema do ENEM, inclusive com o mesmo tempo. Evidente que no Enem daquele ano a Escola melhorou sua classificação  no Ranking, saindo da desconfortável posição de numero 273 indo para a  38. Em  apenas um ano ela se transformou na trigésima oitava   melhor escola do Brasil.  Esse dado deixa claro que  contra números não há argumentos, bastou a direção da escola comprar a ideia de que o ENEM e algo novo na educação e,   em função disso,  a escola precisa se preparar, que  os resultados vieram.   
Não acredito que as escolas particulares  insistam em um modelo de ensino que já deu sinais de colapso, que, alem de alienante,  não ensina absolutamente nada a  ninguém e pior, faz com que as notas de seus alunos   no ENEM sejam “ridículas”.  Como sempre digo, o ENEM chegou para ficar, e quem não se adaptar a esse modelo,  caminha para o fechamento.  Das 10 primeiras colocadas no Brasil hoje, 9 delas adotam o modelo ENEM, abolindo as disciplinas isoladas e ministrando aulas por áreas do conhecimento.

Confira as 20 melhores colocadas do país (média  na prova objetiva)*

1    MG    Privada    COLEGIO BERNOULLI - UNIDADE LOURDES     722.15
2    MG    Privada    COLEGIO ELITE VALE DO ACO    720.89 m
3    RJ    Privada    COL DE SAO BENTO   712.79
4    MG    Federal    COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI   706.22
5    SP    Privada    VERTICE COLEGIO UNIDADE II   705.56
6    MG    Privada    COLEGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA     695.8
7    BA    Privada    COLEGIO HELYOS    695.55
8    MG    Privada    COLEGIO MAGNUM AGOSTINIANO - NOVA FLORESTA     694.67
9    PE    Federal     COLEGIO DE APLICACAO DO CE DA UFPE  692.42
10    SP    Privada    COLEGIO ANGLO LEONARDO DA VINCI    692.07
11    RJ    Privada    COLEGIO SANTO AGOSTINHO - NL  691.24
12    RJ    Privada    COLEGIO SANTO AGOSTINHO    690.05
13    RJ    Privada    COLEGIO CRUZEIRO-CENTRO    689.80
14    GO    Privada    COLEGIO WR    689.43
15    RJ    Privada    COLEGIO IPIRANGA    686.87
16    SP    Privada    MOBILE COLEGIO    685.50
17    MG    Privada    COLEGIO SANTA MARCELINA  684.76
18    SP    Privada    ANGLO - LEONARDO DA VINCI COLEGIO   682.99
19    PI    Privada    CEV COLEGIO UNIDADE JOCKEY     681.94
20    SP    Privada    SANTA CRUZ COLEGIO    681.47

Como podemos observar, apenas uma  escola do Centro Oeste figura nesta  lista. A melhor escola da região e de Goias e esta no numero 14 na lista geral , a segunda é  do DF na posição de numero 87.  Em Campo Grande-MS  a melhor  escola  esta na posição de numero 287, Cuiabá ou Mato Grosso  não possui nenhuma na lista das 300 do país. Existe algum motivo para comemorar? Não quero acreditar que no Mato Grosso não possua alunos com competências mínimas ou professores  que não saibam  ministrar aula, prefiro acreditar que existe algo de errado no modelo adotado pelas  escolas.



2 comentários:

  1. Concordo em gênero número e grau Alacir.....

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  2. Boa noite Professor! Também penso não ser falta de capacidade de alunos e educadores, o resultado divulgado pelo MEC. No entanto, poucos mestres tem uma visão elucidada do real problema, ou talvez apenas não se importam. Prefiro acreditar na primeira hipótese. Felizmente, ainda que em pequeno número, existem educadores assim como você comprometidos em fazer diferente, já que o sistema vigente encontra-se falido.

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