CLASSIFICAÇÃO DAS MELHORES ESCOLAS DO PAÍS: DADOS DO INEP...
Por Alacir Arruda
O Ministério da Educação (MEC), através
do INEP divulgou, na manhã desta terça-feira (26/11), as notas médias das
escolas de todo o país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Essas
notas devem ajudar as escolas a elaborar estratégias para melhorar a qualidade
do ensino. O MEC torna público apenas os
resultados de instituições de ensino em que pelo menos metade dos estudantes
tenha feito o teste do Enem no ano passado. Para entender melhor esse ranking,
o
Colégio Maxi de Cuiabá, que foi o primeiro colocado do Estado de Mato
Grosso, com uma media de 616 pontos (menos a redaçao), não
figura nem entre as 350 do país. Para se
ter uma idéia do nível educacional do
nosso Estado, com essa nota, 616 pontos,
um aluno não entra nem em Pedagogia na UFRJ ou UFPB isso demonstra que é necessário rever algumas
metodologias que hoje são aplicadas .
Quem me conhece sabe que defendo há muito tempo uma
reformulação nessa estrutura. Acredito
que enquanto as escolas matogrossenses não adotarem a metodologia ENEM continuarão com essas notas “medíocres”.
Desde 2009 eu tenho a oportunidade de elaborar
ITENS para o ENEM na área das humanidades. Participei da primeira capacitação
de Elaboradores de Itens em 2008 em Brasília realizado pelo INEP e tive a oportunidade de voltar outras duas vezes. Em Brasília uma discussão constate entre os Elaboradores era essa dicotomia entre aquilo que o ENEM cobra e
aquilo que é ensinado hoje pelas escolas a partir de seus sistemas de ensino.
Uma coisa era unânime entre nós, são duas coisas distintas. Um aluno preparado para o ENEM tem a
possibilidade de entender o exame e a partir de sua metodologia e isso torna a
prova muito mais tranquila. Essa metodologia consiste em: Ensinar ao aluno as
matrizes das disciplinas de acordo com a matriz ENEM, deixá-lo ciente de que o
ENEM não cobra conteúdo, mas Competências e Habilidades mínimas e que as
disciplinas precisam interagir entre si.
Quando
coordenei uma grande escola particular de SP em 2010, comecei um processo de
reformulação dos conteúdos do Ensino Médio a partir da Primeira Serie.
Capacitei todos os professores de acordo com a Matriz ENEM e comecei algo
inédito ate então, colocar dois a três professores em sala de aula ao mesmo
tempo com o objetivo de inserir no aluno a idéia de interdisciplinaridade,
por ultimo, a cada 15 dias eles
realizavam um simulado nos moldes e sistema do ENEM, inclusive com o mesmo
tempo. Evidente que no Enem daquele ano a Escola melhorou sua classificação no Ranking, saindo da desconfortável posição
de numero 273 indo para a 38. Em apenas um ano ela se transformou na trigésima
oitava melhor escola do Brasil. Esse
dado deixa claro que contra números não
há argumentos, bastou a direção da escola comprar a ideia de que o ENEM e algo
novo na educação e, em função disso, a escola precisa se preparar, que os resultados vieram.
Não acredito
que as escolas particulares insistam em
um modelo de ensino que já deu sinais de colapso, que, alem de alienante, não ensina absolutamente nada a ninguém e pior, faz com que as notas de seus alunos
no ENEM sejam “ridículas”. Como sempre digo, o ENEM chegou para ficar, e
quem não se adaptar a esse modelo, caminha
para o fechamento. Das 10 primeiras
colocadas no Brasil hoje, 9 delas adotam o modelo ENEM, abolindo as disciplinas
isoladas e ministrando aulas por áreas do conhecimento.
Confira as 20 melhores colocadas do país (média na prova objetiva)*
1 MG Privada COLEGIO BERNOULLI - UNIDADE LOURDES 722.15
2 MG Privada COLEGIO ELITE VALE DO ACO 720.89 m
3 RJ Privada COL DE SAO BENTO 712.79
4 MG Federal COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI 706.22
5 SP Privada VERTICE COLEGIO UNIDADE II 705.56
6 MG Privada COLEGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA 695.8
7 BA Privada COLEGIO HELYOS 695.55
8 MG Privada COLEGIO MAGNUM AGOSTINIANO - NOVA FLORESTA 694.67
9 PE Federal COLEGIO DE APLICACAO DO CE DA UFPE 692.42
10 SP Privada COLEGIO ANGLO LEONARDO DA VINCI 692.07
11 RJ Privada COLEGIO SANTO AGOSTINHO - NL 691.24
12 RJ Privada COLEGIO SANTO AGOSTINHO 690.05
13 RJ Privada COLEGIO CRUZEIRO-CENTRO 689.80
14 GO Privada COLEGIO WR 689.43
15 RJ Privada COLEGIO IPIRANGA 686.87
16 SP Privada MOBILE COLEGIO 685.50
17 MG Privada COLEGIO SANTA MARCELINA 684.76
18 SP Privada ANGLO - LEONARDO DA VINCI COLEGIO 682.99
19 PI Privada CEV COLEGIO UNIDADE JOCKEY 681.94
20 SP Privada SANTA CRUZ COLEGIO 681.47
1 MG Privada COLEGIO BERNOULLI - UNIDADE LOURDES 722.15
2 MG Privada COLEGIO ELITE VALE DO ACO 720.89 m
3 RJ Privada COL DE SAO BENTO 712.79
4 MG Federal COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI 706.22
5 SP Privada VERTICE COLEGIO UNIDADE II 705.56
6 MG Privada COLEGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA 695.8
7 BA Privada COLEGIO HELYOS 695.55
8 MG Privada COLEGIO MAGNUM AGOSTINIANO - NOVA FLORESTA 694.67
9 PE Federal COLEGIO DE APLICACAO DO CE DA UFPE 692.42
10 SP Privada COLEGIO ANGLO LEONARDO DA VINCI 692.07
11 RJ Privada COLEGIO SANTO AGOSTINHO - NL 691.24
12 RJ Privada COLEGIO SANTO AGOSTINHO 690.05
13 RJ Privada COLEGIO CRUZEIRO-CENTRO 689.80
14 GO Privada COLEGIO WR 689.43
15 RJ Privada COLEGIO IPIRANGA 686.87
16 SP Privada MOBILE COLEGIO 685.50
17 MG Privada COLEGIO SANTA MARCELINA 684.76
18 SP Privada ANGLO - LEONARDO DA VINCI COLEGIO 682.99
19 PI Privada CEV COLEGIO UNIDADE JOCKEY 681.94
20 SP Privada SANTA CRUZ COLEGIO 681.47
Como podemos observar, apenas uma escola do Centro Oeste figura nesta lista. A melhor
escola da região e de Goias e esta no numero 14 na lista geral , a
segunda é do DF na posição
de numero 87. Em Campo Grande-MS a melhor escola esta na posição de numero 287, Cuiabá ou Mato Grosso não possui nenhuma na lista das 300 do país. Existe algum motivo para comemorar? Não quero
acreditar que no Mato Grosso não possua
alunos com competências mínimas ou professores
que não saibam ministrar aula,
prefiro acreditar que existe algo de errado no modelo adotado pelas escolas.
Concordo em gênero número e grau Alacir.....
ResponderExcluirBoa noite Professor! Também penso não ser falta de capacidade de alunos e educadores, o resultado divulgado pelo MEC. No entanto, poucos mestres tem uma visão elucidada do real problema, ou talvez apenas não se importam. Prefiro acreditar na primeira hipótese. Felizmente, ainda que em pequeno número, existem educadores assim como você comprometidos em fazer diferente, já que o sistema vigente encontra-se falido.
ResponderExcluir