GRANDE FARSA DOS CURSINHOS II.
Por Alacir Arruda
Há muito tempo venho criticando o modelo adotado pelos cursinhos pré vestibulares ( ou pré ENEM) brasileiros. Digo isso não por perseguição mas com conhecimento de causa, pois trabalhei naqueles considerados os "melhores" do Brasil em SP e tive a oportunidade "in loco" de confirmar aquilo que já desconfiava, qual seja, o total descaso com o aluno. Cursinhos estão preocupados com números, lucro, salas de aula lotadas sem qualquer comprometimento com o aprendizado, até porque utilizam de uma prática pedagógica absolutamente ultrapassada que é a aula expositiva, onde o professor e o detentor do conhecimento e o aluno um acéfalo sem qualquer vontade ou opinião.
Lembrando que esse modelo só e praticado no Brasil, em nenhum país sério existem esses cursinhos. Eles se proliferaram no Brasil a partir a década de 80 face ao sucateamento da educação pública causado pelo descaso dos nossos governantes. Uma coisa é certa: a decadência do ensino público no Brasil é diametralmente oposta ao crescimento dos chamados "sistemas de ensino": como Anglo, Objetivo, Poliedro, COC, Etapa, Positivo entre outros. Sistemas que não servem para: absolutamente nada, salvo para enriquecer os seus proprietários. VEJA O QUE O PROFESSOR JOSE PACHECO PENSA SOBRE O NOSSO MODELO DE EDUCAÇÃO.
Professor Jose Pacheco é português e considerado uma das maiores autoridades em, educação no mundo. É criador da Escola da Ponte em 1975 em Portugal, primeira colocada em todas as avaliações da União Europeia e ONU. |
Ora, o aluno ao ser aprovado numa USP, Unicamp, Unesp etc, o fez por seus próprios méritos e não com ajuda de sistemas engessados e ultrapassados. O aluno bom passará em qualquer vestibular seja ele aluno do Anglo, Objetivo ou da Escola Estadual Adolf Hitler, onde falta tudo, sobretudo, munição. É um equivoco imaginar que sistemas colaboram. Exemplo disso é uma Escola pública no interior do Ceará que, a despeito de todos os problemas, aprovou em 2015 mais alunos em medicina pelo ENEM que todos os sistemas do Brasil juntos. Isso deixa claro que não é sistema que aprova, mas a prática pedagógica adotada. Essa escola do Ceará utiliza, a partir do 1 ano do ensino médio, o modelo ENEM de avaliações com conteúdos transdisciplinares e aulas interdisciplinares com ate três professores em sala ao mesmo tempo, Isso sim é inovação. Fiz exatamente isso, quando coordenei uma Escola Particular em 2013 e, por coincidência, foi o ultimo ano que ela aprovou alunos em medicina e direito em federais pelo ENEM.
É simples, não é necessário ser gênio para entender a tática que esses cursinhos usam: Observem que a cada grupo de 200 alunos, desses grandes cursinhos, 2 ou 3 passam em medicina em federais, menos de 0,50% . Isso não pode ser aceito como normal, é um acinte a estatística. Mas eles fazem pior, tiram fotos desses dois ou três, que passaram e os expõem em dezenas de out doors por toda a cidade, passando a imagem que o índice de aprovação é alto. Na verdade é um cursinho "canalha", que aprova 2 alunos e com o objetivo de angariar novos integrantes para compor o seu circo no ano seguinte, usam da publicidade enganosa. Observem que eles não colocam, nesses out dorrs, os outros 198 (do total de 200), que não atingiram seus objetivos. Estes, certamente, terão que fazer faculdades particulares. Olha o tamanho da "idiotice": esses cursinhos os fizeram perder um, dois ou mais anos de sua graduação, em função de não terem atingidos nota para o ingresso em uma faculdade pública. É um total escárnio.
O problema é que para garantir um estudo especializado em boas universidades muitos alunos, desesperados por terem concluído um Ensino Médio medíocre, recorrem aos conhecidos cursinhos pré- Enem ou vestibulares. Estes cursinhos começaram a ser ofertados na década de 60 e muitos alunos, desde então, garantiram vagas em boas instituições superiores após os frequentarem. Porém, desde então, a educação passou por várias tendências de compreensão e práticas de ensino. Por exemplo, hoje a educação escolar compreende que cada aluno carrega consigo uma bagagem e uma realidade particular que influenciam no seu aprendizado. Dito isso, vamos mostrar aqui três coisas que todo cursinho pré-vestibular faz e que está pra lá de ultrapassado.
1) Turmas gigantes. Cursinhos que fazem o conhecido “aulão”, na verdade, estão reproduzindo uma prática ultrapassada. O aproveitamento de uma turma de 100 alunos é pior se comparado a turmas menores onde todos os alunos podem trocar experiências e conhecimento com o professor e entre si, dinamizando a aprendizagem.
2) Aulas exclusivamente expositivas. Quando um cursinho pré-vestibular mantém professores que exercem apenas o papel de transmitir conhecimento através de aulas expositivas, onde eles ficam falando sem parar, despejando ideias, conceitos e soluções na cabeça dos alunos, eis aí uma forma ultrapassada de ensinar. O uso de outros recursos (audiovisuais, trabalho externo, aulas práticas) e o estabelecimento de diálogos com os alunos na condução da aula são metodologias dinâmicas que garantem que o aluno aprenda de verdade e com mais facilidade. Ensinar como o aluno deve buscar as resoluções que precisa também é importante. O aluno deve aprender a aprender.
3) Memorização. É muito comum em cursinho pré-vestibular o uso de estratégias de memorização com música, rimas, decorebas – algo que pode até garantir que você acerte uma determinada questão (se não “der um branco” na sua memória, na hora), mas seguramente será esquecido em breve e todo investimento que você fez para aprender terá sido em vão. Aprender vai muito além de decorar. Aprender transforma e para que isso ocorra o aluno deve desenvolver sua capacidade crítica diante das situações, ou seja, ele deve saber como chegar às conclusões, que seriam as respostas que ele busca em uma questão. Não devemos aprender apenas para a prova, mas para a vida.
Dito isto, preste atenção nos detalhes e busque a melhor maneira de estudar, de preferência, com o uso de um processo de aprendizagem atualizado. Em educação não existe milagre. Quer quer ser aprovado em uma boa instituição pública? Estude!! Assista os noticiários diários, se informe, leia as principais obras da nossa literatura, desenvolva uma visão holística de mundo, não assista aula de professores ruins, Leia os grandes pensadores (Sócrates, Platão, Aristóteles, Agostinho de Hipona, Spinoza, Galileu, Descartes, Hobbes, Locke, Rousseou,Kant, Schopenhauer, Kierkegaard Marx, Nietzsche, Freud, Sartre, Simone Beauvoir, Foucault, Hanna Arendt, Zygmunt Baumam etc.. ) Não há outra saída.
Confeccione uma planilha (excel,tem varias prontas na rede) , preencha-a com todas as disciplinas que são cobradas no Enem e dedique ao menos 6 horas diárias para cada área do conhecimento. Deixe os finais de semana para leitura de algumas obras e produzir redação, não esqueça dos grandes pensadores.. Uma vez por mês faça um simulado de quatro horas e meia, ( tem alguns bons na rede).
Seja disciplinado (a), cumpra os horários de sua planilha, estabeleça um acordo com os familiares para que, nesse período, eles repeitem sua dedicação. Se namora, use a mesma estrategia. Peça que o companheiro (a) lhe ajude nesse desafio afinal, existe um sonho em jogo e essa batalha só sera vencida em equipe. Se gosta de consumir bebida alcoólica, dê um tempo, você terá a eternidade para se embebedar. Não tenha vergonha de pedir ajuda não importa a quem. Busque grupos de estudos que estão na mesma luta que a sua, visite bibliotecas públicas para leituras complementares e tenha foco!
Faça isso e caia fora de cursinhos. Posso lhe garantir - com a chancela de quem ajudou a aprovar mais de 200 alunos em medicina em federais - que esse é o caminho mais adequado aos que buscam notas expressivas no ENEM. Muitos irão lhe chamar de louco(a). insisto, não ligue, siga em frente..
Achou difícil? E por que deveria ser fácil?
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Obrigada professor, eu precisavavou ouvir isso para poder sair da minha zona de conforto. Adorei seu blog.Natália
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