O VÍCIO QUE MATA!!
Por Alacir Arruda
Quem teve a oportunidade de assistir aos noticiários de hoje (26/02/19), deve ter ficado estarrecido com as declarações que ex-governador do Rio e Janeiro Sergio Cabral fez ao Juiz Federal Marcelo Bretas. Cabral, que atualmente cumpre mais de 100 anos prisão, deu uma verdadeira aula de como as coisas acontecem nos bastidores da nossa politica, jogou tudo no ventilador. Não que seja novidade para os brasileiros as declarações proferidas por ele, mas quando ouvimos um gestor público dizer que “ o apego ao poder e ao dinheiro, se tornou um vício”, nos deixa menos otimista quanto a possibilidade e um dia varrermos esse câncer que corrói as nossas entranhas..
Em seu depoimento Cabral acusou muita gente: seu Vice Pezão, o Ex Prefeito Eduardo Paes entre outros. Entretanto, ao afirmar que até a Igreja Católica, através da sua “OS” pró-saúde, recebia propina nos obriga à uma reflexão mais profunda. Justo a Igreja Católica? Que tenta se livrar de acusações sérias de abusos sexuais, que, há menos de uma semana, encerrou uma cúpula no Vaticano sobre esse tema e acaba de ter uma das suas maiores lideranças, o Cardeal australiano George Peel, condenado por abusar de dois meninos em Melbourne na década de 90? Não, ela não!! Mesmo sendo agnóstico afirmo: ela não tinha esse direito diante de tudo que ela vem passando. É obvio que são acusações que ainda acrescem de provas, mas onde há fumaça há fogo.
Voltemos ao Cabral: Questionado pelo Juiz Bretas do porque ele não fez essas declarações antes? Cabral, cínico como sempre, responde: “excelência por vergonha excelência”. VERGONHA!? Alguma vez esse cidadão teve isso? Cabral acabou com o Estado do Rio de Janeiro em 8 anos no poder. Estabeleceu “no Palácio Guanabara um Organização Criminosa digna de fazer inveja a” Marcola e Beira Mar”, transformou a cidade na quinta mais violenta do mundo, onde é mais fácil você ser assassinado que em Damasco, capital da Síria. Pessoas inocentes morrem diariamente e o poder público perdeu o controle. A cidade ? Bom, essa é gerida pelo imponderável. Vergonha é isso Cabral!!
Tive a oportunidade de trabalhar em duas faculdades particulares do Rio e Janeiro no início e sua Gestão 2006-2007, e assisti ”in loco” a fragmentação do Ensino Público daquele Estado. Muitos professores da Rede Pública eram meus alunos na pós graduação e me participavam o acinte que presenciavam em suas escolas. Faltava tudo, de merenda a giz! Foi Nessa época que um professor me confessou, de forma bem particular, que seu irmão trabalhava para o Governador Cabral em uma Ilha que ele havia acabado de comprar em Angra dos Reis. Isso mesmo, o homem comprou uma Ilha.
Sergio Cabral é a síntese do que a politica brasileira se transformou nos últimos anos: cínica, larápia, fisiologista e ineficiente. Há outros cabrais Brasil afora (eu diria até que a maioria), dilapidando o erário, usando do cargo para benefício próprio e fazendo na vida pública aquilo que eles costumam fazer na “privada”.
Mas de não honrar seu sobrenome não podem acusa-lo. Fazendo uma analogia com o outro Cabral, aquele que os nossos repugnantes livros de historia insistem em dizem que ”descobriu” Brasil, podemos afirmar que ambos são iguais. Pedro Alvares Cabral aportou por aqui na manhã de 22 de Abril de 1500, dizem que odiou, passou até mal quando viu os nativos. Cabral, o de Portugal, ficou em terras tupiniquins apenas 10 dias, mandou celebrar uma missa no dia 3 de maio. Porém, antes de partir deixou um presente para nós; uma centena de degredados, Estupradores, Ladrões, Assassinos, Psicopatas etc, que haviam sido expulsos de Portugal (foram eles que comeram nossas índias, os negros nada tem a ver com isso). Ele “vazou”, nunca mais voltou por aqui.
Cabral, o do Rio, não fez diferente, deixou o Governo em 2014 nas mãos de pessoas não menos execráveis e que continuaram a dilapidação. O resultado esta aí, todos os dias assistimos ao espetáculo de fogos – não de artifícios -, balas traçantes e perdidas e ao menos 15 pessoas morrem por dia em confronto direto com a policia. No ano passado, 10 mil morreram nessas condições, um caos.
O que podemos esperar dessas declarações? Nada! Cabral as fez por orientação de seus advogados, como estratégia, na esperança de conseguir diminuir sua pena através de uma Delação Premiada. Caso consiga esse acordo, transforme esses 100 anos, que já foi acusado, em 7, no máximo 8 anos atrás das grades. Mas, suponhamos que a justiça não faça um acordo, então Cabral deve ficar no máximo 10 anos atrás das grades, após esse período ele terá direito a progressão de pena, indo para semiaberto, mais dois anos entra na prisão domiciliar e com mais três estará no sistema aberto. Detalhe: segundo o Jornal Extra a sua fortuna, mesmo após as penhoras e multas, esta avaliada hoje em 98 milhões de reais. Como ninguém é de ferro, após 15 anos Cabral terá direito a uma bela aposentadoria. Será que compensa ser corrupto no Brasil??
Se gostou compartilhe..
Alacir, li e estou pasma. Como pode um desaforado desse ainda ter direitos? Esse homem deveria apodrecer na a prisão. Elê é o único respresponsável pela desgraça instalada hoje no Rio de Janeiro. SO NO BRASIL MESMO.
ResponderExcluirOi Alacir. Simplesmente revoltante, assistir tudo isso. Gostei da sua comparação com os 2 cabrais. Embora ficamos revoltados com essa situação, e muito bom ler um texto escrito por alguém tão bem de política. Um abraço
ResponderExcluir