quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

ENEM 2019 Dicas

DICAS DO ENEM.

Por Alacir Arruda

Todo inicio de ano é a mesma novela, milhares de estudantes se organizam, Brasil afora, para prestarem o ENEM. Fantasma para alguns, solução para outros o Exame Nacional do Ensino Médio entra na sua vigésima primeira edição mais forte do que nunca, gostem ou não.  Este ano ele será aplicado nos dois primeiros domingos, a saber: 04 e 11 de novembro de 2019. Nestes dois dias todos os inscritos farão provas objetivas e de redação, que contemplam matérias e temas respectivamente relacionados ao Ensino Médio.

Se você faz parte desse grupo,  sabe o quanto é importante intensificar os seus estudos para poder garantir o sucesso, e foi pensando nisso que resolvi escrever este artigo para te dar “aquela forcinha extra” como tenho feito há 7 anos.

Como Estudar para o Enem

A prova do ENEM não é fácil, muitos a comparam a uma maratona, em face do  desgaste físico e emocional que os estudantes são submetidos. Esse exame é considerado um dos mais difíceis do mundo em função do numero de candidatos, que este ano pode chegar a oito milhões de inscritos. Como toda prova a preparação para ENEM deve ser contínua para que o aluno possa trabalhar as suas maiores dificuldades, aperfeiçoar e aprofundar os seus conhecimentos. Considero que se o aluno quiser obter uma nota considerável neste exame, ele deve se dedicar no mínimo  6 horas diárias de estudo, criar uma tabela de disciplinas e dividia-las durante a semana. E um lembrete: não existe essa de estudar uma disciplina mais que outra, pois o peso delas é o mesmo no comput geral, e não se esqueça de agregar a sua rotina de preparação, muita leitura e treinamento da redação, nem que esta seja uma vez por semana.

Você pode pegar os temas que foram cobrados nas provas anteriores e escrever uma redação dentro dos padrões solicitados pelo Exame para ir se habituando. Quanto à leitura, invista em livros, jornais e revistas sobre temas variados, inclusive as atualidades que podem ser facilmente cobradas no dia da prova. O Inep tem usado textos de alguns teóricos recorrentes nos últimos 19 anos que tem fundamentado as questões de humanidades e geopolítica são eles: Zygmunt Baumam, Michel Foucault, Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Hannan Arendt, Michael Sandell, Friedrich Nietzsche e Marx (se bem que com Bolsonaro no poder, dificilmente Marx cairá),  sugiro que pesquise sobre as principais teorias defendidas por eles. Futuramente escreverei um pouco sobre cada um deles.

Matérias que Você Deve Estudar

No ENEM as disciplinas são organizadas em quatro grandes grupos, a saber:

Ciências Humanas e suas tecnologias – Compreende matérias como: Filosofia, História, Sociologia, Geografia. Desta forma, você deve se atentar a alguns importantes conceitos como os seguintes: Brasil colônia, História do Brasil, Idade Moderna, Idade Contemporânea, Cartografia, Geopolítica, Geografia Agrária, Meio Ambiente, Ética, Globalização, Mundos do trabalho, Natureza do Conhecimento, Ideologia, Cultura e Indústria Cultural, Democracia e Cidadania.
Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Compreende matérias como: Física, Química e Biologia. Desta forma, você deve se atentar a alguns
importantes conceitos como os seguintes: Meio Ambiente, Biotecnologia, Histologia e Fisiologia, Mecânica, Termodinâmica, Citologia, Óptica, Leis da Física, Química Orgânica, Humanidade, Eletricidade, Ondulatória, Físico-química.
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias – Compreende matérias como: Língua Portuguesa, Literatura, Arte e Língua Estrangeira. Desta forma, você deve se atentar a alguns importantes conceitos como os seguintes: Leitura e Interpretação de Texto, Gêneros Textuais, Compreensão Textual, Domínio Lexical, Análise do Discurso, Artes e Leitura.
Matemática e Suas Tecnologias – Devem-se priorizar os seus estudos com os seguintes conceitos importantes: Porcentagem, Aritmética, Probabilidade, Funções, Escala, Gráficos e Tabelas, Geometria, Razão e Proporção.

Redação – Como Estudar

A redação é  uma das fases que mais causam preocupação aos estudantes inscritos no ENEM, uma vez que a mesma é aplicada no primeiro domingo juntamente com uma das provas objetivas. Por isso é importante se atentar ao tempo para responder todas as questões e escrever bem sem sofrer bloqueios.
Leia bastante e acompanhe os telejornais. Escreva, no mínimo, uma redação por semana obedecendo os seguintes critérios avaliativos:
  • Argumentação — Demonstre conhecimento sobre o tema abordado;
  • Norma culta da língua — Utilize o português corretamente, sem abreviaturas, gírias ou palavras estrangeiras;
  • Compreensão do tema — Mantenha-se dentro do tema abordado;
  • Coesão — É importante que o texto tenha sentido;
  • Solução — Apresente uma proposta para a resolução do problema abordado.

Entenda a TRI, metodologia de correção das provas do Enem

Umas das maiores duvidas que os alunos tem é de como o INEP chega ao total das notas. Essa preocupação realmente tem fundamento, pois não é fácil entender a mecânica usada pelo Inep. A Teoria de Resposta ao Item, a TRI, é a metodologia utilizada para a avaliação das provas do Enem. Dessa forma, os resultados não são obtidos apenas com a quantidade de acertos, e sim através do desempenho dos candidatos nas questões de diversos níveis. 

É importante lembrar que o Ministério da Educação possui um banco de dados com questões pré-classificadas. “As questões então são classificadas em alguns níveis, de acordo com os critérios do MEC. Para facilitar o entendimento, vamos dizer que são consideradas fáceis, médias e difíceis”, diz.

Dentre as 45 questões de matemática, por exemplo, é suposto que há 30 questões fáceis, 10 médias e 5 difíceis. O aluno A acerta 30 questões fáceis e erra as outras 15. Já o aluno B acerta 15 fáceis, 10 médias e 5 difíceis. “Para o algoritmo, o rendimento do aluno A é mais real do que o do aluno B pois o resultado é mais coerente com a competência do estudante”, afirma.

Os dois alunos acertaram 30 questões, mas o argumento do aluno A será maior e, assim, a nota também. A TRI avalia que, se o candidato acerta uma questão difícil e erra uma fácil, provavelmente o acerto foi um “chute”, e chute o Inep repudia.

Portanto, acertar mais questões não significa ter a maior nota no Enem. É por esse motivo que o estudante deve manter a concentração e valorizar as questões fáceis. É uma estratégia para que os pontos das questões difíceis não sejam anulados ou diminuídos.


 Agora é contigo. Boa sorte e sucesso!

Um comentário:

  1. Muito interessante a contribuição Alacir. Já indiquei seu blog para muitas pessoas e quem já acessou gostou muito. Abraços

    ResponderExcluir