quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A BARBÁRIE

CAMINHAMOS PARA A BARBÁRIE
Por Alacir Arruda
Essa semana o Jornal Extra do Rio Janeiro  destacou duas matérias  que me remeteu à Idade Media. Em Belford Roxo, região conhecida como Baixada Fluminense, um jovem foi executado sumariamente com vários tiros na cabeça no meio da rua por dois homens que chegaram em uma moto, mesmo ele já estando rendido por populares. A alegação dos transeuntes que presenciaram o fato é  de que se tratava de um    “ladrãozinho”  que cometia pequenos furtos na região, segundo eles, está correto fazer justiça com as próprias mãos nesses casos uma vez que se sentem órfãos por parte do Estado
No mesmo jornal há uma matéria que trata da tortura de um menino de aparentemente tem 16 anos, que foi amarrado em um dos postes do aterro do flamengo (região nobre do Rio)  torturado quase ate a morte por três elementos que se intitulavam “justiceiros”. Uma professora que passava pelo local prestou socorro a esse menino que chegou ao hospital Souza Aguiar já quase sem vida devido aos hematomas pelo corpo. Ao levantar a sua ficha , uma vez que o mesmo  não portava documentos, a policia concluiu que se tratava  mesmo de um adolescente  que também praticava pequenos furtos na região. Mas um caso de justiça com as próprias mãos.
Usei esses dois exemplos   apenas como referencia,  uma vez que a violência não esta circunscrita a cidade do Rio de Janeiro, é um fenômeno nacional. Inclusive nas regiões Centro Oeste e Norte a coisa é pior ainda, mas não há mídia para divulgar. O que questiono é a que ponto chegou a nossa sociedade? Quando praticamos a justiça com as próprias mãos nos nivelamos às sociedades primitivas,  em que o fato de não possuírem uma justiça formal, isso os obrigavam  a fazê-la com as próprias mãos. Mas isso é inadmissível em pleno  século XXI, onde um médico aqui do Brasil faz uma cirurgia num paciente que esta na Austrália via internet, que  uma criança tem um celular que a conecta com o mundo e  que nos  orgulhamos se sermos chamados de “civilizados”. Praticar justiça com as próprias mãos hoje em dia  é uma insanidade  condenável sob qualquer argumento.
Quando Adolf Hitler se matou  em  1945, um importante jornalista norte americano filmou os campos de concentração onde  o “Furrer”   mantinha aqueles que ele julgava menos iguais (judeus, ciganos, negros etc..),  ao ser questionado na época do porque insistia em filmar aqueles moribundos, ele foi enfático: “para que no futuro a humanidade se lembre que existiu um homem que trouxe a barbárie para a sociedade moderna”. Passados 60 anos a impressão que temos é que pouca coisa mudou, a barbárie esta instalada em nossa sociedade. Vivemos uma época em que se mata por nada, onde a vida perdeu qualquer sentido e o ser humano o intelecto. Não é raro casos de pais que matam filhos  e vice versa de forma hedionda e a sociedade omissa  com uma especie de sedação coletiva, não reage. Nada mais nos impressiona. Segundo o sociólogo alemão Georg Simmel |(1858/1918) " as cidades ,sobretudo as grandes, tem essa capacidade de blindar o indivíduo ante aos fatos, uma especie de anestesia perante as mazelas que ela mesma produz, dentre elas a violência"
Se fôssemos avaliar esses fatos a partir da ciência e seguindo o conceito de alienação como desumanização, é possível cocluir  que essa  alienação e coisificação do homem  é freqüente em sociedades marcadas pela imposição de  aceitação Essa amnésia social  que tem causado uma certa  cegueira  e pode ser analisada sob essa  a perspectiva de Marx [1]Seguindo o conceito de alienação marxista como desumanização, é possível dizer que essa  dominação se da através  do poder, entenda-se poder segundo a definição de Foucault, ou seja, como uma rede produtiva, que para ser mantida conta com mecanismos de força aceitos pela sociedade (FOUCAULT, 2001). A questão a ser entendida é:  o   poder produz  essa violência desenfreada, e ela deve ser  encarada como um dos resultados  do avanço irrefreado do capitalismo, que faz com que os homens percam a consciência de si, se deformem, se massifiquem e se barbarizem, tornando-se semelhante a uma mercadoria. Com isso, nas palavras de Marx, com a valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens. (2) 
Tal manicômio, que se transformou a sociedade moderna,  pode ser visto como um espaço de violência  e poder,  na medida em que ele  utiliza dessa violência como um mecanismo de controle  e regulador do comportamento dos cegos, que somos nós, que uma vez  enviados e esse manicômio social,  somos postos ao esquecimento. Esse esquecimento só e interrompido vez ou outra  pelo som de alto-falantes (televisão, internet) que ressoam as normas no interior desse  manicômio  e que  ditam as ordens do Governo. Isso  revela que o poder e a crise  sempre andam juntos para produzir a violência e o esquecimento. Nesse sentido, o vínculo entre verdade e poder, tal como apresentado neste artigo, é capaz de gerar uma certa cegueira social, na medida em que os indivíduos não promovem contestações a respeito desse vínculo.                      
Dessa maneira, a narrativa em questão gera reflexões a respeito da falta de consciência humana em relação à ligação entre os seus direitos e os mecanismos de poder. Em vista disso, as regras do que é humano são quebradas, em nome do abuso da força pelo mais forte, fazendo com que o instinto de sobrevivência tome conta do próprio homem e o resultado e a barbárie.





[1] MARX, Karl. Manuscritos Econômico- Filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1963.
[2] IDEM 



2 comentários:

  1. Professor, isso tudo tem a ver com o livro Vigiar e Punir de Michel Foucault?

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    1. Na verdade todo o contexto relacionado ao controle social, doutrinação dos corpos esta ligado ao livro Vigiar e Punir de Foucault. Veja que usei Foucault como referencia no texto pois acredito que essa barbárie qeu vivemos esta relacionado um certo aprisionamento do individuo pelo sistema, e Foucault e o melhor para tratar disso.. Valeu abs

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