quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Estou veho

Eu devo estar muito velho....

Por;  Alacir Arruda

E mesmo velho,  acabo de cometer mais uma insanidade! Descobri que ainda sou capaz de influenciar pessoas,  de me  comover e de me emocionar. A primeira colocada no Simulado ENEM mais concorrido de SP promovido pelo Sistema Anglo de Ensino (onde trabalhei por 6 anos) e o Cursinho da Poli/USP - que oferece uma bolsa na Universidade de Madri ao 1 colocado -   foi minha pupila.... Minha aluna durante  três anos; Carolina Mayumy  Roncatto 18 anos. A menina fez 945 pontos de 1000 possíveis. Ao receber o premio  no auditório do curso de Direito do Largo São Francisco  da USP  a mesma resolveu discursar, segue abaixo o original que a mesma me enviou via e-mail.

 “Senhoras e Senhores – Boa Noite-.  Sinto-me honrada e agradecida por estar aqui nesse momento. Agradeço ao Banco Santander pela Bolsa na Universidade de Madri, ao Curso da Poli e ao Anglo pelo patrocínio e ao Governo do Estado pela iniciativa de realizar um simulado desse porte, o maior do Brasil. Eu poderia ficar aqui horas agradecendo pessoas  importantes,  que de uma forma ou outra, colaboraram para que eu atingisse esse objetivo. A começar pelos meus pais, aos quais agradeço a dádiva de estar viva. Mas vou lembrar de alguém muito especial na minha vida.   Esse prêmio só foi possível porque tive um professor que se  tornou referencia na minha  vida, não por ser o protótipo do que seja o correto, mas, justamente,  por desconstruir toda essa visão antiquada de educação que hoje se prática no Brasil. Um cara culto e engraçado ao mesmo tempo, que   tem o século XX na cabeça ano a ano, mas insiste em dizer que isso de nada vale sem uma profunda reflexão critica sobre os fatos. Que dá  a melhor aula de Geopolítica do mundo ( só quem  assistiu sabe o que estou dizendo). Que, apesar de Doutor,  é o cara mais simples que já vi na vida. Que ensina história como poucos e na sociologia é imbatível.  É um admirador declarado de Schopenhauer e Nietzsche e,  na filosofia, chega a ser perfeito, pois consegue engendrar, mesmo aos mais ignorantes, a noção do que seja razão.     Um cara que saiu  lá dos  dos rincões do Mato Grosso para explorar a “selva de pedra”  que é São Paulo,  caso raro de persistência. Um cara incompreendido por muitos, algo comum aos que pensam. Que é dócil (metido as vezes rsrs..) mas, apesar da aparente  cara de poucos amigos,  com seus 1,90 de altura (coisa que mais exaltava nas aulas),   ele consegue chorar com seus alunos a alegria de uma simples conquista, como  foi minha conclusão do Ensino Médio,  onde ele ostentou o Grau de Paraninfo. ... Sim tive a honra...... Fui sua aluna.......fui sua aluna por três anos  e aprendi com esse índio matogrossesnse que o essencial é invisível aos olhos...so pode ser visto pelo coração.. Obrigado Alacir....onde estiver, por todos os puxões de orelhas, as duras, com carinho, e os eternos  Planos  de Estudo. Obrigado  Alacir por certa vez ter me dito; “ ninguém passa por mim  impunemente”.  Eu sou a prova  viva  que não. Fui punida...punida  pelo seu conhecimento. Eu  consegui Alacir, consegui ...Medicina....na universidade de Madri com 100%  de bolsa, e saiba que 50% dela devo a  você.  Vou estudar na Europa, como você sempre nos ensinou,  o berço do conhecimento Ocidental.. Serei médica cardiologista, como sempre disse a você. E digo mais, vou descobrir a cura para o seu coração... acredite...

São Paulo 28 de setembro 2013...Auditório XI de Agosto – USP-   21h30


3 comentários:

  1. Bom eu nao tive o prazer de ter o Alacir por três anos como professor, apenas alguns meses aqui no CIN em Cuiabá. Mas lembro que as suas aulas de Geopolítica eram as mais concorridas da escola, uma media de 200 alunos de tudo quanto era lugar. Começava as 8:00 e seguia ate as 12:00h e nunca vi nada igual na minha vida. Ninguém piscava...O cara entrava com dois giz na mão apenas e falava por 3, 4 horas direto e ninguém tirava o olho dele..Eu nunca vi coisa igual na vida. Sorte dos que ainda tem o prazer de te-lo como professor. Saudades professor. Hoje faço agronomia e muito feliz. Obrigado por uma dia vc ter sido meu mestre- Adriana

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião e disparado o melhor professor da FAUC. A técnica que ele desenvolveu de mesclar teoria com um dinamismo único, não usar apostila e permitir que o aluno pronuncie é fantástico. Não perco suas aulas por nada nesse mundo. Parabéns Professor. Amanda

    ResponderExcluir
  3. Incomparável em sala de aula. Na minha opinião, todo professor que tem objetivos de se manter na carreira deveria assistir uma aula do Alacir - Marcelo

    ResponderExcluir