quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SARTRE: A ESSÊNCIA HUMANA NÃO E DEFINÍVEL PORQUE NÃO É NADA.

Alacir Arruda

     Analisando a afirmação acima, proferida pelo filósofo Francês Jean Paul Sartre no seu livro “O Existencialismo é um Humanismo”, concluiremos que ela também serve de base para a fundamentação de que o homem não possui ‘natureza’ ou uma ‘essência’ estática a qual mostre o que ele deve fazer, ou, em outras palavras, um destino já traçado, no qual o que resta ao homem é apenas percorrer o que está predestinado para ele. Ao contrário, o homem é fazer-se, e irá ser aquilo que projetou ser. Na medida em que ele se constrói em seu próprio agir, estará demonstrando sua liberdade, escolhendo aquilo que se projetou a ser. “O homem não é senão o seu projeto, só existe na medida em que se realiza, não é, portanto nada mais do que o conjunto de seus atos, nada mais do que sua vida” (Sartre, 1978, p. 241).
Assim sendo, na filosofia de Sartre a Liberdade é algo que constitui dinamicamente o homem, pois a partir de escolhas o ser se constrói. É no agir, na escolha que o ser humano se revela nitidamente humano. Portanto, para o filósofo, a liberdade não pode vir antes da escolha, mas a partir do momento em que nós escolhemos, demonstramos que somos livres.

1. Liberdade fonte de todos os valores

Para Sartre o homem não possui natureza humana, pois não existe nenhum ser inteligível, como por exemplo, um Deus que possa conceder tal natureza. Não existe nenhum ser necessário que explique o porquê de estarmos no mundo, ou o porquê de nascermos nesta época e não em outra, ou porque tal ação deve ser feita assim e não de outro modo... “Se, por um lado, Deus não existe, não encontramos diante de nós valores ou imposições que nos legitimem o comportamento” (Sartre, 1978, p. 227). Sendo assim, o que resta ao homem é apenas a sua liberdade, a liberdade como fundamento único e legítimo de todos os valores. “Se a liberdade é o valor supremo, o valioso é escolher e agir livremente” (Sanchez, 1995, p. 287).
     Não existe algo preestabelecido que possa nos recomendar a agir desta ou daquela maneira, pois exclusivamente ajo a partir de minha consciência. “Logo, não há qualquer imperativo categórico universalmente válido e logicamente necessário, nenhuma lei ética geral que nos indique como devemos agir ou o que fazer nesta ou naquela situação” (Perdigão, 1995, p. 113). Não encontramos diante de nós nenhuma normatividade a priori, leis ou preceitos divinos que digam o que devemos fazer, mas situações que nos obrigam a escolher. 
    Para filosofia de Sartre, a moral cristã, bem como, as teorias éticas de alguns filósofos carece de sentido. Para o cristianismo Deus é uma premissa necessária para todo o nosso agir. A partir dos preceitos divinos, desta moral, traçamos nossa vida, escolhendo por aquilo que nos orientam fazer, efetuando a distinção entre o que é bom fazer do que é mau. Esta premissa é reguladora, fazendo-nos agir deste modo e não de outro. Em Sartre não há nenhuma moral na qual possamos basear-nos. Não há valores morais pré-estabelecidos, a moral não é fixa, o homem deve criar e inventar, por meio de sua liberdade, sua moral. “O homem faz-se, não está realizado logo de início, faz-se escolhendo a sua moral, e a pressão das circunstâncias é tal que não pode deixar de escolher” (Sartre, 1978, p. 258).
     Sartre parte da afirmação de Dostoiewisky quando este diz: se Deus não existisse, tudo seria permitido[3]. Sendo assim, se justifica que o homem está abandonado no mundo, sendo que, o mesmo não tem em quem se apoiar, pois nada ou ninguém podem mostrar a ele o melhor a fazer. Se Deus não existe[4], o ser do homem está em seu próprio fazer, pois nada o determina, ele é a própria liberdade e está condenado a escolher, a ser livre[5].
     O filósofo,  ainda em seu livro “O Existencialismo é um Humanismo”, nos coloca o exemplo de um dos seus alunos que o procurou para lhe pedir um conselho sobre se deveria ir para a guerra ou ficar com sua mãe. O pai do rapaz sendo colaboracionista abandonou sua esposa e seu irmão mais velho havia sido morto na ofensiva alemã de 1940. O jovem rapaz estava totalmente dividido sobre o que iria decidir. Ao mesmo tempo em que desejava atear vingança contra àqueles que mataram seu irmão, pensava, contudo, em ajudar a sua mãe a viver, já que esta estava sozinha. Sartre, nesta ocasião não emitiu nenhum conselho ao jovem rapaz acerca do que este deveria decidir. Assim ele afirma: 
      Se ele nos vem pedir um conselho, é porque já escolheu a resposta. Praticamente, eu teria podido muito bem dar-lhe um conselho; mas uma vez que ele procurava a liberdade, quis deixá-lo decidir. Sabia de resto o que ele iria fazer, e foi o que fez (Sartre, 1978, p. 304).
      Com isso, Sartre queria dizer que não há uma moral que diga que o rapaz deva ir à guerra ou ficar com sua mãe. Ele deverá escolher e ser responsável por aquilo que decidir. O jovem, levando em conta o seu sentimento, acabou ficando com sua mãe. Dessa forma, notamos que os valores preestabelecidos são vagos, pois no momento em que o rapaz escolheu ficar com sua mãe, não levou em conta nenhuma moral, mas seu sentimento com relação a ela, pois no fundo o que conta é o sentimento. Mas, se ele sentisse que seu amor à mãe não era o bastante, então iria à guerra vingar seu irmão[6]. 
     Diante disso, na filosofia existencialista de Sartre, encontramos um homem que se constrói mediante as escolhas efetuadas, baseando-se não em um ser necessário ao qual diga que a escolha que fizer é melhor do que a outra. Por isso, o ser do homem está em suas mãos[7], pois ele sendo livre, tem que fazer seu ser, sua existência. Tem que optar por uma possibilidade, no entanto, há várias, e cada escolha que fizermos assumimos responsabilidades, por nós e pelos demais. Sartre nos diz: “Assim sou responsável por mim e por todos, e crio uma certa imagem do homem por mim escolhida; escolhendo-me, escolho o homem” (Sartre, 1978, p. 220).
     O homem encontra-se desamparado, abandonado, lançado ao mundo e não tem outra opção senão a de escolher, sendo responsável por tudo aquilo que faz. Nesta situação, Sartre declara o homem como sendo “angustia”:
       Assim, consideramos finalmente que a filosofia da liberdade de Sartre se resume em seu próprio dito: “o destino do homem está nas suas mãos” (Sartre, 1978, p. 246). Isto significa que o homem será o que tiver se projetado, porque o homem é liberdade. É forçado, em face a situações, a escolher, a inventar-se a cada momento sendo responsável pelas suas escolhas, sempre em vista dos outros. Não obstante, a única coisa que não pode escolher é de não ser livre, pois nisto implicaria a renuncia de si mesmo. Sua liberdade é o fundamento de toda a moral, porém nada justifica que este ou aquele valor seja melhor. Se a liberdade do homem é o fundamento absoluto, então, a moral não existe senão no próprio homem, manifesta no agir concretamente.



[3] Cf. Sartre, 1978, p. 227.  
[4] Sartre afirma que o problema da liberdade não é se Deus existe ou não, mas o que é necessário é que o próprio homem se reencontre em si mesmo pela ação. “O existencialismo não é de modo algum um ateísmo no sentido de que se esforça por demonstrar que Deus não existe. Ele declara antes: ainda que Deus existisse, em nada alteraria a questão; esse o nosso ponto de vista. Não que acreditemos que Deus exista; pensamos antes que o problema não está aí, no da sua existência: é necessário que o homem reencontre a si próprio e se persuada de que nada pode salva-lo de si mesmo, nem mesmo uma prova válida da existência de Deus” (Ibid., p. 270). 
[6] Cf. Sartre, 1978, p. 232-233. 
[7] Cf. Ibid., p. 246.

2 comentários:

  1. Professor acho Sartre o máximo, adoro ele. Me diz uma coisa, ele teve influencia nos movimentos estudantis franceses que culminaram com a ocupação da Universidade de Sourbone em 1968? Ele em algum momento se fez marxista?? abs Andréia

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    1. Ola Andréia, espero que esteja aproveitando a faculdade de medicina que tive a honra de ajudá-la a conseguir. Bom Andréia, a vida de Sartre, como a maioria dos filósofos esta envolto a uma serie de especulações, algumas verdadeiras outras meras conjecturas. De concreto mesmo, é que ele recusou o Nobel de Literatura de 1964 e foi para as ruas com os estudantes lutar por direitos e garantias individuais e coletivas na década de 60. Mas afirmar que ele era marxista é uma erro gritante. O existencialismo, teoria que o mesmo defendia, choca com a teoria marxista no que diz respeito ao conceito de Liberdade, que para Sartre é a própria essência do homem e para o marxismo é determinado pelas ações objetivas do meio...Ok..abs

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